Arquivos zipados para download:
Clique para ver: Fumaça na Cabeça
Clique para ver: Os Efeitos da Cocaína no Cérebro
Clique para ver: Vitaminas
Clique para ver: O Colesterol
Clique para ver: O Dengue
Clique para ver: Plantas Medicinais
Clique para ver: Drogas - (conceito, histórico, tipos, causas)
Clique para ver: Febre Aftosa
Clique para ver a tabela de: Vitaminas Essenciais

ALGUMAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Aids
Produzida por um vírus, impede as reações imunológicas normais do corpo.
Cancro Mole
Produzido por um estreptobacilo, no homem afeta a glande, na mulher a vulva.
Gonorréia
Devida ao gonococo Neisseria gonorrhoeae, que afeta as mucosas das glândulas urogenitais.
Granuloma Inguinal
Tumor formado por tecido de granulação que se localiza nos genitais.
Linfogranuloma Venéreo
Aparecimento de nódulos, com possíveis ulcerações, nos órgãos genitais.
Sífilis
Produzida por uma bactéria espiroqueta, Treponema pallidum, começa com ulcerações nas zonas genitais e posteriormente aparecem exantemas, febre e dores, pode ocasionar em último caso paralisia e cegueira.
Tricomoníase
Devida a um protozoáario flagelado, Trichomonas vaginalis.
Uretrite não-gonocócica
Inflamação da conjuntiva e a uretra, provocada por diferentes processos infecciosos, pode produzir lesões cutâneas e oculares.
HPV ................... Ver em Vírus
DOENÇAS COMUNS NA INFÂNCIA
Doença

Sintomas mais comuns

Evolução possível
Amigdalite
Febre muito alta, dor de garganta ao engolir, dores de ouvido e musculares, prostração. Agravamento dos sintomas. Febre muito alta, com perigo de convulsões.
Catapora
Febre baixa, mal-estar, dor de cabeça, falta de apetite. Manchas vermelhas, bolhas e crostas espalhadas pelo corpo.
Caxumba
Inchaço e dor nas regiões logo abaixo e em frente às orelhas. Dor de cabeça, perda de apetite, zumbido nos ouvidos, inflamação da garganta, dificuldade para engolir, vômitos febre alta.
Crupe
Obstrução aguda da laringe devida a infecção, alergia, corpo estranho ou tumor, que provoca tosse, rouquidão e pode levar à asfixia Placas brancas na garganta e na laringe, voz rouca.
Escarlatina
Febre não muito alta, dor de garganta, dores de cabeça e musculares, falta de apetite, fraqueza, língua vermelha. Pontos vermelhos-vivos inicialmente espalhados pelo pescoço e pelo tronco, e depois no rosto e nos membros.
Faringite
Dor de garganta, dores de cabeça e musculares, prostração, febre alta, calafrios, perda de apetite. Respiração pela boca, mau hálito, corrimento nasal, coceira na garganta, diminuição de audição. Às vezes secreção do ouvido.
Resfriado
Dor de garganta, dores de cabeça e musculares, prostração, febre alta, espirros, tosse. Inflamação das amigdalas, corrimento nasal abundante, febre.
Rubéola
Febre baixa, corrimento nasal, dor de garganta, aumento dos gânglios do pescoço e da nuca. Manchas rosadas na face, orelhas e pescoço, às vezes espalhando-se para o tronco e para os membros, coceira intensa.
Sarampo
Espirros tosse seca, dor de garganta, irritação dos olhos, corrimento nasal, febre não muito alta. Manchas brancas dentro das bochechas, manchas vermelhas na testa e, em seguida, no tronco e nos membros.
Tosse cumprida
Espirros, corrimento nasal, lacrimejamento, tosse que aumenta á noite. Fortes ataques de tosse "de cachorro", exigindo grande esforço para respirar.